21 de maio de 2015

Filósofos Renascentistas

Após estudos e pesquisas realizadas em suas residências, dispostos em círculo no pátio da escola os alunos do 2º ano do EM juntamente com a professora de História Silvana Paupitz promoveram um debate em que cada grupo de aluno socializou seus estudos, pesquisas e curiosidades do tema abordado.

É importante observar que essa ação pedagógica decorre de uma sequencia didática.

Thomas Morus (ou Thomas More) foi escritor, diplomata, advogado e um dos grandes humanistas do Renascimento.


Thomas Morus teve uma vasta produção literária. Seu livro mais conhecido e mais importante é chamado Utopia, publicado em 1516. Nele o autor fala de uma ilha imaginária de forma alegórica permitindo muitas interpretações. Alguns acreditam ser uma idealização de Estado e outros entendem como sátira da Europa no século XVI. Foi um dos grandes intelectuais humanistas do Renascimento e, ao mesmo tempo, católico inabalável. A Igreja Católica o canonizou por sua luta pela liberdade individual. Seu corpo está sepultado na Capela Real de São Pedro ad Vincula e seu dia festivo é celebrado em 22 de junho. “Recentemente, foi declarado também Patrono dos Estadistas e Políticos pelo Papa João Paulo II.”

Fonte: http://www.infoescola.com/biografias/thomas-morus/



Nicolau Maquiavel foi um importante historiador, diplomata, filósofo, estadista e político italiano da época do Renascimento. Nasceu na cidade italiana de Florença em 3 de maio de 1469 e morreu, na mesma cidade, em 21 de junho de 1527.

O termo “maquiavélico”

Em função das ideias defendidas no livro “O Príncipe”, o termo “maquiavélico” passou a ser usado para aquelas pessoas que praticam atos desleais (até mesmo violentos) para obter vantagens, manipulando as pessoas. Este termo é injustamente atribuído a Maquiavel, pois este sempre defendeu a ética na política.

Frases de Maquiavel:

- "Os homens ofendem mais aos que amam do que aos que temem." 

- "O desejo de conquista é algo natural e comum; aqueles que obtêm sucesso na conquista são sempre louvados, e jamais censurados; os que não têm condições de conquistar, mas querem fazê-lo a qualquer custo, cometem um erro que merece ser recriminado." 

- "Nada faz o homem morrer tão contente quanto o recordar-se de que nunca ofendeu ninguém, mas, antes, ajudou a todos." 

- "Quem do prazer se priva e vive entre tormentos e fadigas, do mundo não conhece os enganos." 

- "Todos os profetas armados venceram, e os desarmados foram destruídos." 

- "A ambição é uma paixão tão forte no coração do ser humano, que, mesmo que galguemos as mais altas posições, nunca nos sentimos satisfeitos." 

- "Os homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição." 

- "O homem que tenta ser bondoso todo tempo está fadado à ruína entre os inúmeros outros que não são bons." 

- "O homem esquece de forma mais fácil a morte do pai do que a perda do patrimônio". 

- "Na política, os aliados atuais são os inimigos de amanhã." 

http://www.suapesquisa.com/biografias/maquiavel.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário