5 de maio de 2014

 Projeto: MEU BAIRRO MINHA HISTÓRIA

Projeto em desenvolvimento com o 8º ano do EF que tem a pretensão da reconstrução da História e Memória do lugar onde eu vivo. Envolvidos; Silvana Paupitz, Fabiana Souza e Zulmira Tinti Jaqueline Edna Cavazana. A primeira socialização foi pra apresentar a história dos nomes dos bairros e das ruas em que os alunos moram. Na segunda socialização foi para apresentação das infraestruturas dos bairros e prédios públicos, (nomes e história dos nomes), bem como; escolas, Postos de Saúde e outros. Terceira etapa e socialização será as histórias, causos e lendas urbanas que permeiam o universo imaginário humano dos bairros. O projeto segue em andamento, pois tem previsão para durar o ano letivo. As próximas etapas serão descritas aqui. Descrever o que motivou a elaborar o projeto.

Para que a qualidade de ensino seja umas das potencialidades em círculos de qualidade, é necessário, trabalhar com atividades diferenciadas, assim, ao refletir sobre a compreensão leitura de nossa escola, pudemos perceber que, tanto pelas avaliações internas como externas, evidencia-se que os alunos desta escola ainda têm dificuldades em leitura e produção de textos. E, além disso, em rodas de conversas, com os estudantes e familiares detectou-se que muitos não conheciam a história do bairro. Portanto, foi nesse olhar que surgiu a ideia de desenvolver um trabalho multidisciplinar.

Nesse contexto ainda, optou-se por possibilitar interação entre crianças e seus familiares com a escola e a comunidade, cuja finalidade será a aquisição de novos saberes, elevando assim o nível cultural desta clientela. Quando a qualidade do ensino aumenta, também diminui a reprovação, menos crianças evadem e outras mais serão atraídas pela escola. Algumas dessas necessidades poderão ser satisfeitas pela própria equipe docente, apoiando-se entre si. Porque assim como na escola, o recurso mais importante é o humano e a sua disposição para mudar, no sistema educacional, esperamos mudanças importantes a partir dessa temática.

OBJETIVOS:
·       Relacionar concretamente o que se pretende atingir com vistas à justificativa proposta.
·       Produzir um livro na escola, com o intuito de aprimorar os meios de informação e expressão;
·       Compreender textos de memórias, bem como sua estrutura;
·       Estimular um processo de ensino e de aprendizagem voltado para a busca, leitura, análise e tratamento de informações, contextualizando os diversos gêneros textuais que o currículo aborda em todas as áreas do conhecimento;
·   Utilizar as tecnologias de informação e comunicação para construir e disponibilizar produções dos alunos, através de diferentes mídias;
·        Observar e refletir sobre o entorno da escola, bairro e comunidade, além dos acontecimentos da atualidade;
·       Desenvolver o protagonismo e a cidadania entre toda comunidade escolar;
·       Ensinar a realizar pesquisa de campo;
·       A importância de cuidar e resguardar o patrimônio cultural para garantir e a continuidade as lembranças; promovendo um aprofundamento cultural baseada na linguagem científica.

METAS:
Quantificar o universo a ser atingido.
·       70% dos alunos desenvolvam conhecimentos específicos da em todas as áreas de conhecimento para utilizar em contextos próximo de seu cotidiano, aplicadas aos gêneros e conteúdos desenvolvidos;
·       40% dos alunos que estão no nível básico avancem para o adequado e que estão no adequado tenham uma leve melhora para o avançado conforme o SARESP/2013
·       Proporcionar, maior sintonia com o conhecimento e a pesquisa de;
·       Envolver 90% dos alunos em leituras prazerosas e/ou por outros interesses.
·       Ampliar as visitas, leituras, estudos e consultas, na Sala de Leitura, para todos os alunos da escola.
·       80% dos alunos aperfeiçoem o uso da norma padrão da língua em textos verbais.
·       Desenvolver protagonismo juvenil e promover a oralidade em apresentações Literárias.
·       Utilizar as tecnologias de informação e comunicação para construir e disponibilizar produções dos alunos, através de diferentes mídias;
·       Produzir a coletânea de textos para transformá-lo em um livro s para multiplicar o conhecimento do tema.
Pretendemos com o projeto atingir um número de 100 alunos como executores e a comunidade escolar no momento da apresentação. O número de participantes será ampliado no momento em que ocorreram entrevistas com a comunidade e presidentes de associações de bairros.

















































































































































































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